terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Como usar widgets no Android

A era dos smartphones está verdadeiramente a transformar todas as nossas atividades, nos conectando com todo o nosso entorno, oferecendo informação útil de forma instantânea e praticamente acabando com a falta de ferramentas úteis antes necessárias para ter noção em algum tipo de serviço. Existem uma infinidade de recursos que nos permitem tentar defender o uso destes smartphones, sendo que certamente, a maior avanço foi o surgimento dos Widgets. O que são Widgets e para que servem? Neste artigo vamos explicar como usar Widgets no Android.


O que é um Widget?

Um Widget, geralmente citado como um aplicativo para smartphones, é basicamente um bloco de informações que é exibido na tela inicial dos dispositivos Android. Os Widgets fornecem a informação que é relevante para o usuário, assim como serviços que facilitam a navegação entre aplicativos, oferecendo absorventes serviços que distantes estão da UI padrão de navegação. Estes aplicativos não precisam ser abertos por quem está usando o dispositivo pois já estão visíveis na página de início.

Tipos de Widgets para Android OS

Hoje, a amplitude de Widgets que tornam o Android OS ainda melhor em termos de usabilidade, utilidade e recursos. Estes Widgets são divididos em algumas categorias, tendo como principais recursos:
  • Weather Widgets: Estes widgets fornecem informações de tempo como previsões do tempo, horários de nascer e pôr do sol, temperaturas médias, etc.
  • Clock Widgets: Estes widgets fornecem tempo real ao usuário, mostrando o relógio para o usuário em tempo real. Estes widgets também podem ser usados ​​com relógios de alarme, calendários, etc.
  • System Widgets: Estes widgets fornecem serviços básicos do dispositivo, como wifi, bluetooth, ligação com internet, etc. Isto permite que o usuário possa acessar esses serviços apenas dando uma olhada na tela inicial do seu dispositivo Android.
  • Finance Widgets: Estes widgets permitem que o usuário tenha acesso a informações financeiras, incluindo cotações de ações, gráficos de moeda, notícias sobre finanças diversas, etc.
  • News Widgets: Estes widgets fornecem ao usuário notícias locais e globais, bem como notícias relacionadas a atualizações diárias na indústria de tecnologia, etc.
  • Social Widgets: Estes widgets fornecem serviços para mídias sociais, como atualizações do seu Facebook, Tweets do Twitter, etc.
  • Calendar Widgets: Estes widgets fornecem serviços de calendário para o usuário, assim como lembretes, exibição de compromissos e datas especiais, listas de tarefas e/ou compromissos, etc.
  • Music Widgets : Estes widgets permitem que o usuário ouça músicas ou faça o download de suas músicas favoritas diretamente do dispositivo.
  • Utility Widgets: Estes são um grupo de Widgets que facilitam a vida do usuário como, por exemplo, lembretes de periodicidade, alarmes para acordar, cronômetros, conversão de unidades, etc.

Como Adicionar Widgets no Android?

A partir do sistema Android versão 3.0 (mais conhecido como Honeycom) é possível adicionar Widgets na área de trabalho, o que torna o sistema ainda mais intuitivo e fácil de usar. Abaixo explicamos como adicionar Widgets no Android:
  • Entre na área de trabalho do dispositivo Android e clique no botão de menu, localizado geralmente na parte inferior direita ou na parte superior direita da tela.
  • O segundo método para baixar Widgets é através de aplicativos de terceiros. Esses aplicativos geralmente são encontrados apenas para dispositivos com Root, então se você não tem Root no seu dispositivo Android, não vá à procura de aplicativos de terceiros.

    Conclusão

    Os Widgets são um recurso prático e extremamente útil para quem deseja enriquecer seu dispositivo Android. Os Widgets permitem aos usuários personalizar sua área de trabalho com recursos úteis. Na maioria dos casos, Widgets são fáceis de baixar, instalar e usar e também são fáceis de personalizar. Portanto, se você estiver pensando em adicionar Widgets à sua área de trabalho, você deve primeiro ler sobre os Widgets disponíveis e então escolher os que melhor se destacam para suas necessidades. Além disso, pesquisar sobre como adicionar, modificar e remover Widgets no Android pode ser extremamente útil para quem deseja usufruir deste recurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário