quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

10 Dicas para que você tire o máximo proveito do seu Android

De smartphones Android a tablets, mais pessoas do que nunca estão usando dispositivos Android. Isso se deve, principalmente, à sua versatilidade e variedade de preços. Porém, se você busca tirar o máximo proveito do seu Android, saiba que há mais algumas coisas que você precisa fazer. Neste artigo, abordaremos 10 ótimas dicas que todos os usuários de dispositivos Android devem considerar para ter a melhor experiência possível com seu dispositivo.


Instale um Gerenciador de Arquivos e Apps Confiável

A primeira dica para tirar o máximo proveito do seu Android é ter um gerenciador de arquivos e aplicativos confiável. Um gerenciador de arquivos permitirá que você organize sua memória de forma eficiente, movendo arquivos e apps para onde achar adequado. Isso por sua vez, levará à maior produtividade e redução nos tempos de espera. Uma das melhores opções no momento é o gerenciador de arquivos e apps File Manager. Ele permite que você crie atalhos, transfira arquivos para computadores Mac e Windows e encontre facilmente aquilo que procura com seu motor de busca avançado. Por fim, é capaz de fazer cópias de segurança (backup) de seus dados.

Ative a Segurança e Bloqueio da Tela

Em seguida, certifique-se de que você tem uma senha, PIN, padrão, impressão digital ou outros métodos de segurança para desbloquear seu Android. Isso evitará que terceiros possam acessar seu dispositivo, caso você o perca ou viole a segurança. Este recurso permite que você totalmente bloqueie e desbloqueie seu Android com facilidade e rapidez. Isso significa que, caso seu dispositivo caia nas mãos erradas, ninguém poderá ter acesso às suas informações confidenciais e dados.

Ative os Bloqueios de Aplicativos

Além do bloqueio da tela, você pode usar os aplicativos bloqueadores para limitar o uso indevido do seu dispositivo Android. Esses aplicativos permitem que os usuários bloqueiem seus dispositivos para limitar o acesso a jogos, filmes, software que você não gostaria que alguém usasse em seu dispositivo Android. Um dos melhores aplicativos bloqueadores para seu Android é o Net Nanny. Ele conta com recursos avançados que permitem que você gerencie quanto tempo e qual aplicativo os usuários podem usar no seu dispositivo. Além disso, oferece uma rede segura a partir de seu dispositivo Android, foe que os usuários acessem aplicativos e dados sempre de forma segura.

Verifique se Existe Algum Software Malicioso

Outra dica para tirar o máximo proveito do seu Android é verificar se existe algum software malicioso. É importante notar que seu dispositivo Android é vulnerável a vírus e outras formas de ataque. Portanto, é importante que você execute regularmente uma verificação de software malicioso em seu dispositivo. Para essa verificação, recomendamos que você utilize o antivírus Tripwire. Ele detecta automaticamente vírus, malware, spyware e outros códigos maliciosos, mantendo seu dispositivo Android seguro e protegido contra ataques. Além disso, ele permite que você crie backups dos seus arquivos pessoais, assim você não perde nada se algo correr mal.

Mantenha seu Sistema Atualizado

Com seu antivírus instalado, é hora de pensar em começar a atualizar seu dispositivo regularmente. Quando você instala atualizações de software, está corrigindo problemas de segurança existentes, melhorando o desempenho e corrigindo problemas conhecidos. Para fazer isso, vá até o Google Play Store e faça o download da última versão do sistema operacional Android. Essa atualização não apenas varrerá seu dispositivo para qualquer tipo de software malicioso, como também o ajudará a adaptar seu sistema às últimas novidades.

Organize Aplicativos, Jogos e Arquivos

Cada vez mais, os dispositivos Android estão se tornando cheios de aplicativos, jogos e arquivos. Isso significa que é hora de você começar a organizar esses itens para conseguir obter o máximo dos seus dispositivos. Além disso, é recomendado usar o recurso de gerenciamento de aplicativos para remover aqueles que não estão sendo usados, pois isso libera espaço em seu dispositivo Android para a instalação de novos apps e jogos.

Explore as Configurações de Bateria

A proximidade à bateria é outra ótima maneira de aproveitar ao máximo o seu dispositivo Android. Você pode acessar o menu de configurações de energia do dispositivo para gerenciar como a bateria do seu dispositivo é alimentada. Por exemplo, você pode ativar a opção de economia de energia, que desativará aplicativos em segundo plano e ajudará a estender o uso da bateria. Além disso, você também terá a opção de desativar a coneccão Wi-Fi, Bluetooth e outros serviços, caso note que você não esteja usando-os.

Use um Teclado Personalizado

Normalmente, os dispositivos Android já vêm com um teclado pré-instalado. Se você estiver procurando por uma alternativa, existem muitos teclados personalizados disponíveis no Google Play Store. Um desses teclados é o Gboard, que permite navegar nas letras selecionáveis ​​da tecla e usar emojis e GIF com facilidade. Google Também oferece o recurso de previsão de texto modular, que pode ajudar a digitalizar o texto.

Aprimore o Modo de Habilitar/Desabilitar Wifi e Bluetooth

Outra maneira de ter a melhor experiência com seu dispositivo Android é melhorar sua eficiência com relação ao Wi-Fi e Bluetooth. Vá até o Menu de Configurações e desative tais opções, quando não estiver usando-as. O desligamento desses recursos pode economizar energia e aumentar significativamente a vida útil da bateria. Além disso, você pode desativar o Wi-Fi e o Bluetooth de forma programada. Por exemplo, digamos que você queira desativar automaticamente esses recursos às 22h. Com esse recurso, você pode definir certas diretrizes para que isso aconteça.

Ajuste as Configurações para a Proteção de Dados

Em seguida, procure pelas configurações de segurança no seu dispositivo Android. Isso ajudará você a proteger a privacidade de seu dispositivo Android e os dados contidos nele. Isso inclui configurar a criptografia de seus dados, o que significa que somente usuários autorizados têm acesso aos seus dados. Além disso, você também pode definir limites de acesso para diferentes usuários, assim como o uso de autenticação em duas etapas. Esta opção solicitará que os usuários tenham informações adicionais para acessar seu dispositivo Android.

Liberar Memoria do Seu Dispositivo

Por fim, você deve liberar memória do seu dispositivo. O consumo excessivo de memória RAM poderá reduzir seu desempenho. Com algumas etapas simples, você pode liberar momentaneamente memória RAM para que o seu dispositivo funcione mais rápido. Para isso, vá até o menu de configurações e toque em “Atualizar aplicativos” para verificar quais apps precisam de atualizações atrasadas. Em seguida, clique em “Gerenciar aplicativos” e selecione quais você deseja desinstalar.

Conclusão

Gerenciar seu dispositivo Android pode ser tanto divertido quanto desafiador. Se você aplicar essas dicas simples à sua experiência com dispositivos Android, você terá mais horas de diversão com seu dispositivo, sem esquecer de garantir que ele se mantenha seguro e protegido. Por isso, lembre-se de seguir essas dicas importantes para tirar o máximo proveito do seu dispositivo Android.

Nenhum comentário:

Postar um comentário